domingo, 10 de janeiro de 2016

Nosso processo de escrita.

Como tínhamos um prazo para entregar o livro - maio - nos organizamos, fizemos um cronograma e intensificamos as ações utilizando todos os materiais que dispúnhamos, os depoimentos que já tinham sido entregues. Passamos a realizar, sempre que possível, duas reuniões semanais, uma ás terças á noite e outra aos sábados á tarde.

As principais tarefas que tínhamos eram:
- Revisar e formatar os textos para o máximo previsto na parte dedicada aos depoimentos. Em torno de 6 páginas cada um - mas tínhamos a possibilidade de "emprestar" páginas de um depoimento menor para um maior.
- Enviar as perguntas para os filhos, e ficar em cima para as respostas voltarem (e qual foi nossa surpresa quando vimos que os filhos foram bem mais rápidos que os pais)
- Revisar os depoimentos, sempre respeitando a linguagem de cada um que escreveu, mas procurando tirar elementos que identificassem as pessoas, como nomes, profissões, cidades, pois foi esse o combinado com os depoentes.
- Escrever as introduções e especialmente o capitulo final do livro, com a análise dos depoimentos e com as conclusões.
- Ter em mente que não era um livro voltado para psicólogos, deveria ser um livro de interesse geral, então tínhamos que ter informações técnicas (pesquisas, estudos) sem ser um livro técnico.


Mas também tínhamos umas questões de caráter, digamos assim, administrativo:
- Colher assinaturas nas autorizações de publicação das histórias (mesmo elas saindo anonimas, com nomes trocados, foi  uma exigência da editora. Idem para os filhos
- Pensar num nome - pensamos em vários
- Ainda cobrar algumas atualizações dos depoimentos de 2007 que eventualmente entrariam no livro.

\Não parece muita coisa, mas são apenas 4 meses!

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