Escolhemos dia 16 de maio, uma terça feira. Nos pareceu um dia em que as pessoas tem menos compromissos, e foge um pouco da proximidade do fim de semana. Ela listou uma série de coisas que vamos ter que pensar, e mandou um texto de orientação que a SUMMUS tem para os autores... eu tomei a liberdade de tirar um pedaço para vcs verem como é interessante:
- O lançamentoA noite de autógrafos é uma ocasião de comemoração, o momento em quevocê apresenta seu livro impresso, sua idéia finalmente transformada num objetopalpável, a seus amigos, colegas de trabalho e parentes. Para que a festa seja umsucesso, é aconselhável que você tome alguns cuidados.Em primeiro lugar, é bom lembrar que se trata ainda de uma parceria.Apesar de o lançamento ser dirigido aos seus amigos/convidados, a editora dá apalavra final sobre a livraria/local em que ele ocorrerá. Você poderá sugerir locaisde sua preferência e isso será levado em consideração, mas a editora tomará adecisão. Isso acontece porque existem acordos entre livrarias e editoras. Todalivraria gosta de lançamento, mas nem todas concordam em exibir seu livro depoisda grande noite. O departamento de marketing e o departamento comercial daeditora, responsáveis por essa área, tentarão negociar o lançamento na livrariaque oferecer as melhores condições para divulgar a obra. Pode ser uma nova lojade uma grande rede que deseje eventos para tornar-se conhecida, por exemplo.Em troca, deixarão seu livro na vitrine ou na ponta da gôndola por um períodomais longo que o habitual. Por outro lado, pode ser que a livraria que o(a) agradanão dê condições para o lançamento ou até tenha problemas comerciais com aeditora.Você não precisa entrar no mérito de tais arranjos, mas apenas saber que,muitas vezes, outros fatores além de suas preferências podem entrar em jogo nahora de bater o martelo. Quando todas as condições são iguais, é evidente quevale a sua escolha. Assim, o lançamento deve ser combinado com odepartamento de marketing, quando já houver uma data possível de ser definidapara que seu livro fique pronto, e nunca decidido apenas por você.É possível fazerem-se vários lançamentos para diferentes grupos depessoas. Uma autora médica que dê aulas, por exemplo, pode fazer umlançamento num congresso de medicina e outro em sua universidade. Desde quehaja público para tais eventos, isso é válido. No entanto, vale considerar que só
- vão a um lançamento/noite de autógrafos, pessoas que são de alguma formapróximas do autor ou da autora, isto é, amigos e parentes. Estudantes, a menosque amem de paixão o professor-autor, costumam fugir de lançamentos!Costumamos comparar a noite de autógrafos com uma festa de aniversário.Pense em quem você convidaria e em quem realmente compareceria.Normalmente, são essas mesmas pessoas que irão ao seu lançamento. E é bomlembrar que, embora pouca gente saiba, muitas vezes a noite de autógrafos podecustar tanto quanto a produção do livro (convites, correio, coquetel, pessoal deapoio...). Além disso, a livraria sempre agenda o evento com uma expectativa deretorno. Assim, se não sentir firmeza, é preferível que a editora invista essa verbaem ações de divulgação. Você não é obrigado a fazer uma noite de autógrafos.Esse fator deve ser levado em consideração quando você pensar em fazerlançamentos em várias cidades nas quais conheça pessoas. A menos que vocêseja uma pessoa realmente popular, recomendamos lançamentos apenas nacidade em que você more e tenha muitos familiares. Sair de casa para prestigiaruma pessoa e gastar dinheiro comprando seu livro é um gesto esperado de quemgosta de você – raramente de desconhecidos que por acaso fiquem sabendo pelojornal. Além disso, a editora tem verba para apenas um evento oficial delançamento. Se você realmente quiser fazer mais de um lançamento, a editorapoderá apoiá-lo apenas com a produção de um convite eletrônico e a viabilizaçãoda venda no local, se houver condições comerciais adequadas para tanto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário