segunda-feira, 6 de março de 2017

Pensando na noite de autógrafos

Hoje entrou em contato conosco a NICE, do departamento de Marketing da Editora... para falar sobre a "noite de autógrafos" e ela pediu que escolhessemos entre os dias 16, 17 ou 18 de maio...

Escolhemos dia 16 de maio, uma terça feira. Nos pareceu um dia em que as pessoas tem menos compromissos, e foge um pouco da proximidade do fim de semana. Ela listou uma série de coisas que vamos ter que pensar, e mandou um texto de orientação que a SUMMUS tem para os autores... eu tomei a liberdade de tirar um pedaço para vcs verem como é interessante:


  • O lançamento
    A noite de autógrafos é uma ocasião de comemoração, o momento em que
    você apresenta seu livro impresso, sua idéia finalmente transformada num objeto
    palpável, a seus amigos, colegas de trabalho e parentes. Para que a festa seja um
    sucesso, é aconselhável que você tome alguns cuidados.
    Em primeiro lugar, é bom lembrar que se trata ainda de uma parceria.
    Apesar de o lançamento ser dirigido aos seus amigos/convidados, a editora a
    palavra final sobre a livraria/local em que ele ocorrerá. Você poderá sugerir locais
    de sua preferência e isso selevado em consideração, mas a editora tomará a
    decisão. Isso acontece porque existem acordos entre livrarias e editoras. Toda
    livraria gosta de lançamento, mas nem todas concordam em exibir seu livro depois
    da grande noite. O departamento de marketing e o departamento comercial da
    editora, responsáveis por essa área, tentarão negociar o lançamento na livraria
    que oferecer as melhores condições para divulgar a obra. Pode ser uma nova loja
    de uma grande rede que deseje eventos para tornar-se conhecida, por exemplo.
    Em troca, deixarão seu livro na vitrine ou na ponta da gôndola por um período
    mais longo que o habitual. Por outro lado, pode ser que a livraria que o(a) agrada
    não condições para o lançamento ou atenha problemas comerciais com a
    editora.
    Você não precisa entrar no mérito de tais arranjos, mas apenas saber que,
    muitas vezes, outros fatores além de suas preferências podem entrar em jogo na
    hora de bater o martelo. Quando todas as condições são iguais, é evidente que
    vale a sua escolha. Assim, o lançamento deve ser combinado com o
    departamento de marketing, quando houver uma data possível de ser definida
    para que seu livro fique pronto, e nunca decidido apenas por você.
    É possível fazerem-se vários lançamentos para diferentes grupos de
    pessoas. Uma autora médica que dê aulas, por exemplo, pode fazer um
    lançamento num congresso de medicina e outro em sua universidade. Desde que
    haja público para tais eventos, isso é válido. No entanto, vale considerar que
  • vão a um lançamento/noite de autógrafos, pessoas que são de alguma forma
    próximas do autor ou da autora, isto é, amigos e parentes. Estudantes, a menos
    que amem de paixão o professor-autor, costumam fugir de lançamentos!
    Costumamos comparar a noite de autógrafos com uma festa de aniversário.
    Pense em quem você convidaria e em quem realmente compareceria.
    Normalmente, são essas mesmas pessoas que irão ao seu lançamento. E é bom
    lembrar que, embora pouca gente saiba, muitas vezes a noite de autógrafos pode
    custar tanto quanto a produção do livro (convites, correio, coquetel, pessoal de
    apoio...). Além disso, a livraria sempre agenda o evento com uma expectativa de
    retorno. Assim, se não sentir firmeza, é preferível que a editora invista essa verba
    em ações de divulgação. Você não é obrigado a fazer uma noite de autógrafos.
    Esse fator deve ser levado em consideração quando você pensar em fazer
    lançamentos em várias cidades nas quais conheça pessoas. A menos que você
    seja uma pessoa realmente popular, recomendamos lançamentos apenas na
    cidade em que você more e tenha muitos familiares. Sair de casa para prestigiar
    uma pessoa e gastar dinheiro comprando seu livro é um gesto esperado de quem
    gosta de você raramente de desconhecidos que por acaso fiquem sabendo pelo
    jornal. Além disso, a editora tem verba para apenas um evento oficial de
    lançamento. Se você realmente quiser fazer mais de um lançamento, a editora
    poderá apoiá-lo apenas com a produção de um convite eletrônico e a viabilização
    da venda no local, se houver condições comerciais adequadas para tanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário